Música na Pandemia
Por Fábio Carvalho
Esse momento atípico que a humanidade vive com a pandemia criou um cenário de incertezas e um sentimento de impotência que unifica o mundo todo. Não há cor, raça, classe social ou religião que não tenha sofrido os efeitos dessa doença implacável.
Além das consequências devastadores que seu impacto causou na saúde das pessoas, existem também os efeitos psicológicos que o isolamento pode causar. Existem algumas alternativas que auxiliam e nos ajudam a passar por esse momento de estresse psicológico. A música é uma delas.
O ato de ouvir música é simples. Ele nos acalma, nos liberta, nos transporta para uma realidade só nossa, onde o medo e tristeza dão lugar a liberdade e felicidade.
De acordo com uma pesquisa feita pelo Deezer, plataforma de streaming, realizada no mês de abril com mais de 11 mil pessoas em 8 diferentes países, evidencia-se esse aumento no consumo de músicas. No brasil 51% das pessoas entrevistadas estão ouvindo mais músicas do que antes do isolamento. A pesquisa chamada de “Geração do isolamento” abordou temas também ligados a ansiedade, solidão, otimismo e até romantismo. Nessa pesquisa 41 % dos entrevistados o sentimento que se destaca é a ansiedade, em contrapartida o segundo mais forte é o otimismo com 18%.
Analisando esses dados pode-se perceber a importância da música para aliviar a ansiedade, combatendo a depressão e com forte sensação que as coisas irão melhorar. Um artefato acessível a todos os gostos, gêneros, vertentes seja no rádio, no streaming, nos discos.
Em contrapartida, uma nuance a se observar é que, da mesma forma que a música propicia todos esses benefícios, a pandemia trouxe enorme dificuldades de quem vive dela, principalmente os artistas de rua, os que estão começando. Vemos em todos os lugares do país artistas pedindo ajuda, pois com a pandemia o lugar de trabalho, lhes foi tirado.
Para finalizar essa primeira fala em outra pesquisa feita pelo Spotify, outra plataforma de streaming, o gênero musical mais ouvido no mundo são músicas românticas com o argumento que esse gênero musical acalma e deixa as pessoas tranquilas. Para esse humilde interlocutor o que acalma e relaxa é o bom e velho rock ‘n roll. Mas isso é assunto pra um outro dia.
Salve a todos!!!
Referencia: https://www.mundodamusicamm.com.br/index.php/backstage/downloads/deezer-geracao-isolamento.html
Roni Figueiredo - Coluna Social