Como superar a perda de um amor?

Por Camila Helena

Por Camila Helena 04/05/2021 - 19:54 hs

Quando se trata de relacionamento, talvez uma das etapas mais dolorosas de atravessar seja o término. Você pode ser a pessoa que terminou ou aquela que foi rejeitada, de toda maneira, não costuma ser fácil para nenhuma das partes.

Todo fim representa um luto. Já escutei relatos de pacientes que afirmaram vivenciar este momento de modo tão intenso, que sentiram não apenas na alma, mas também no corpo esta dor...

Apesar de ser difícil, este é um período muito rico de aprendizado para quem se permite vivenciar a dor e seguir adiante.


ESTÁGIOS DA PERDA

Como em todo luto, podemos perceber que a cura passa por alguns estágios, que não são vividos de maneira linear, mas que fazem parte da recuperação.

O primeiro é o de choque, negação, atordoamento. Neste momento, a pessoa fica sem acreditar que aquilo está acontecendo de fato, a razão nega a perda, sentimento fica anestesiado da dor, como se o término não tivesse de fato ocorrido.

O segundo é o estágio do medo, raiva, culpa, depressão, negociação que são emoções comuns quando se tem uma perda. "O que será de mim agora?", "se tivesse feito diferente?", "ele (a) não vale nada", esses são pensamentos comuns nesta etapa.

Quem tem coragem de passar estes dois estágios anteriores, está no caminho certo para a cura, que encontra-se na próxima fase, que é a da aceitação, compreensão e mudança. Neste estágio é possível perceber que apesar da perda desse amor, você pode viver e seguir adiante, iniciando um novo capítulo da sua vida.

Toda dor traz consigo uma possibilidade de crescimento, portanto, após esta perda, é possível se tornar uma pessoa melhor.

Agora, para quem está ainda atravessando este "deserto emocional", estão aqui algumas dicas para passar com um pouco mais de LEVEZA e sobretudo DIGNIDADE, afinal, poucas coisas afetam tanto a autoestima como um pé na bunda.

1- Saiba que você irá sobreviver, pode parecer óbvio, mas muitas vezes quando estamos repletos de dor, temos a sensação de que esta dor não irá passar nunca, por isso, relativizar afirmando que ela tem um prazo de validade, é muito importante para dar força e suportar esses dias.

2- Admita a perda, quanto antes fizer isso, mais rápido estará no caminho de sua cura. A mente muitas vezes irá buscar mecanismos para negociar este abandono e assim evitar a tristeza, portanto, quanto antes você encarar a realidade, mais rápido será o processo.

3- Acredite, você não é a única (o) que já passou ou está passando por isso. Diariamente, muitas pessoas vivem términos de relacionamento, basta pesquisar e você verá que nunca o número de divórcios foi tão grande, portanto, lembre-se: você não está sozinha (o).

4- Aceite seu sentimento. É natural se sentir zangada, fracassada, confusa, inferiorizada, indecisa, triste, raivosa, boba ou qualquer outro sentimento. Estes sentimentos fazem parte do processo de cura, não lute contra eles e deixe-se curar. Acolha estes sentimentos dentro de você, sabendo que sentir-se assim neste momento é natural.   

5- Dê tempo para se curar, seja generosa com você mesma. Cada pessoa tem o seu tempo e você não precisa se comparar com ninguém, mais importante que a rapidez, é você estar verdadeiramente inteira para seguir adiante.

6-Siga a sua agenda. Descanse quando precisar, mas evite a apatia. Mantenha-se em atividade. Isso dá uma sensação de ordem e de que a vida continua. Lembre-se: Sentir a dor é diferente de se entregar a dor.

7- Busque apoio. Não tem problema precisar de colo. Aceite o auxílio de seus amigos e familiares, peça ajuda se precisar, inclusive ajuda profissional (psicólogo, médico etc) se for necessário.

8- Não tente reatar a antiga relação. Normalmente essas tentativas só causam ainda mais dor, portanto, resista à tentação! Desistir dessa última esperança pode ser o desafio mais difícil, mas é importante que você invista sua energia na sua cura, no seu crescimento emocional. Afinal, desapegar-se faz parte da vida.

9- Evite ficar olhando as redes sociais do ex. Eu sei que algumas vezes dá curiosidade de saber como a outra pessoa está, entretanto, isso além de trazer mais dor, não irá te ajudar a desapegar. Se for difícil para você; bloqueie, exclua, saia um tempo das redes sociais, tome as medidas necessárias. Não se esqueça, sua saúde emocional é mais importante que qualquer coisa, e o que ele (a) faz ou deixa de fazer, agora não te diz mais respeito.

10- Quando a dor passar, deixa-a ir! Permita-se ser feliz novamente, deixe a alegria fluir... Às vezes caminhamos tanto tempo acompanhados da dor, que quando ela vai embora sentimos falta dela. Não sinta culpa por seguir em frente. Vá e seja feliz!

Sempre existem novas oportunidades na vida, novas pessoas a conhecer, portanto, seja grata pelas experiências, tudo é aprendizado, o que você viveu te faz ser quem você é e isso é muito bom!

 Ame-se acima de tudo e não desista de você!

Se quiser, deixe aqui nos comentários se você já passou por algum término e como conseguiu superar, sua experiência pode ser importante para outras pessoas...

Se achar que este texto pode ajudar alguém que está passando por um momento assim, aproveite e compartilhe também! :)