Como organizar a entrada da sua casa

Por Natielle Caetano

Por Natielle Caetano 04/05/2021 - 12:37 hs

Oi pessoal, eu sou Natielle Caetano e é um prazer estar com vocês, fazendo parte do time de colunistas do Empauta.net.

Nesse espaço vamos tratar assuntos voltados para arquitetura, decoração e dicas para facilitar o seu dia-a-dia, principalmente quando o assunto é o bem-estar e o cantinho em que vivemos. Vamos juntos descomplicar a sua rotina e deixar sua casa do jeitinho que você sempre sonhou?

Hoje quero falar de um tema que é novo para todos nós, mas é cada vez mais presente na nossa rotina diária, afinal o isolamento trouxe mudanças que possivelmente serão incorporadas de forma definitiva ao nosso dia-a-dia. 

A forma como lidamos com as nossas casas mudou e, algumas dessas mudanças, foram extremamente benéficas, apesar de terem sido incorporadas nesse momento complicado para todos.


Antes da pandemia, você entrava com os calçados em casa?

O hábito de deixar os calçados sujos do lado de fora, no meu ponto de vista, tenha sido um dos melhores hábitos adquiridos por quem ainda não possuía esse costume, ou para quem o fazia apenas esporadicamente.


Então, como organizar a entrada da sua casa para que os sapatos não fiquem jogados sobre o tapete?

A primeira dica é: setorize. Zona suja, zona limpa. 

Dessa forma, determine o que fica em cada lugar. Não pense apenas nos sapatos que ficarão do lado de fora da casa, mas e a parte de dentro de casa? Um local próximo a porta deve possuir álcool em gel, papel toalha ou um paninho; sapatos limpos ou chinelos; pense na sua rotina quando chega em casa da rua, o você faz normalmente? Adapte esse espaço de chegada ao seu ritual de entrada em casa.


A segunda coisa a se pensar é: Onde colocar os sapatos? 

Essa é a pergunta que mais escuto hoje em dia, como tornar essa rotina bela e funcional? Hoje são muitas as opções: cestos, sapateiras de madeira, mdf, metálicas, de plástico. Elas são práticas, e em sua maioria, fáceis de encontrar. 

Do lado de dentro de casa, estabeleça um local para os chinelos limpinhos. É legal deixar um par extra à mão para aquela visita ou para quando alguém de fora precisa entrar em casa. 

As sapatilhas propés (aquelas proteções descartáveis hospitalares para os sapatos) também são uma opção econômica e prática. Além de ser muito mais elegante do que deixar sua visita descalça.


A terceira e última dica é: Defina um local para o que está nas suas mãos. 

Exatamente, com o que você entra em casa nas mãos? Defina um local para colocar as chaves de casa, do carro, a bolsa ou a carteira. Ou vai acabar jogando em cima da mesa (sim, eu sei que é assim que funciona.) 

O princípio da organização é que tudo tenha um local de morada, dessa forma será muito mais fácil manter tudo organizado.


E aí, gostou? Me conta, como anda a sua zona de entrada em casa? 

Se quiserem tirar dúvidas ou pedir sugestões me sigam no Instagram @arqmamae

Um abraço e até a próxima.