Receita de Rabada à Carioca

Por Flávia Masiero

Por Flávia Masiero 01/05/2021 - 14:33 hs

A RABADA é um prato típico nacional, apreciado por muitos (e nem tanto por outros). Dizem que sua origem é europeia, onde em Portugal, o rabo de boi era servido em forma de sopa, e que também era bastante apreciado pelos Franceses. 

Já aqui em terras brasileiras, os primeiros registros na literatura gastronômica são de Minas Gerais devido ao uso de panelas de ferro e pedra. Porém o que se sabe mais popularmente é que a Rabada é um prato típico do Sertão do Brasil, onde todas as partes do boi, assim como do porco e frango, eram aproveitadas. 

Essa iguaria chegou aos grandes centros através desses fazendeiros que tinham casas também na corte e na capital. Mas só se tornou um prato popular nas décadas de 20 e 30 do século passado, e hoje sendo servida em restaurantes e botecos Brasil afora, e até ganhando versões de releituras, com um certo tom de requinte como a RABADA servida no restaurante D.O.M do renomado chef Alex Atala ou a feita pelas mãos da também renomada chef Roberta Sudbrack.

Existem várias versões, cada região com seus temperos e especiarias. A que trago hoje pra vocês traz um pouco da influência das minhas raízes cariocas. 

A RABADA carioca é tradicionalmente feita com batatas e agrião, que vai dar um toque de frescor ao preparo.

Então vamos deixar de conversa e ir ao que interessa... a receita. 

RABADA À CAROCA COM BATATAS E AGRIÃO

INGREDIENTES

Rendimento: 4 porções

Rabada – 800 gr

Cebola – 1 unid

Caldo de carne – 2 cubinhos diluídos em 2 litros de água fervendo

Óleo – 30 ml

Batata – 6 unid

Alho - 3 dentes

Pimenta do reino – à gosto

Tomate – 3 unid

Sal – à gosto

Agrião – 1 mol

Farinha de trigo – 100 gr

Extrato de Tomate – 100 gr


Modo de Preparo: 

Tempere a rabada com sal e pimenta. Passe na farinha de trigo e reserve. Coloque uma panela com água para ferver. Faça um peque corte em X na parte de baixo do tomate. Coloque na água fervendo por cerca de 5 min. Retire a pele do tomate, pique em cubos e reserve. 

Aqueça o óleo em uma panela de pressão e adicione os pedaços de rabada. Frite até dourar, retire da panela e reserve. Coloque a cebola, o alho e refogue. Acrescente a rabada e o caldo de carne. Complete com água se necessário até cobrir totalmente as carnes. Feche a panela e deixar cozinhar por cerca de 40 min depois de pegar pressão. 

Abrir a panela e colocar o tomate picado em cubos, o extrato de tomate e as batatas picadas em oito partes. Deixar cozinhando sem pressão até a batata estar cozida. Corrigir o sal e a pimenta. Juntar o agrião na hora de servir já com o fogo desligado.

Sugestão de acompanhamento pode ser arroz branco ou polenta. 


BEBIDA
Aos amantes de um bom vinho, ou de uma cerveja artesanal, hoje, mando também uma sugestão de harmonização para nossa receita. 
Para harmonizar com a Rabada, uma cerveja Dark Lager cai muito bem.. A harmonização aqui será feita pelo contraste de um prato de sabores acentuados e um pouco gorduroso, com uma cerveja escura de aroma leve. Duas dicas brasileiras desta categoria são a Eisenbahn Dunkel e a Petra Schwarzbier.
E para os apreciadores de vinho, a minha dica é um Italiano clássico,  um Chianti ou um Cabernet Sauvignon Chileno, pela acidez acentuada, o que vai suavizar a sensação da gordura do prato.

Espero que gostem.

Até a próxima!!!