A escola mudou. E agora?

Por Katiane Souza

Por Katiane Souza 26/04/2021 - 15:04 hs

Não tem sido fácil para professores, alunos e famílias no geral desenvolverem uma rotina educacional diante do atual quadro em uma pandemia causada pelo vírus conhecido popularmente como Covid 19. Agora as famílias, assim como toda a comunidade escolar precisam passar por algumas adaptações. 

Os conselhos para dividir o lanche com o colega que esqueceu, partilhar a borracha, sentar junto para pintarem as atividades, são ensinamentos em extinção pois nada de abraços, apertos de mão e menos aproximação possível. Essa é a realidade de quem tem frequentado o espaço escolar. 

A escola mudou, a sociedade vive um processo de mudança, a cultura está em transformação e como adultos, precisamos preparar as nossas crianças e adolescentes para essa consciência de transposição de nossos hábitos. 

Para tanto, é necessário deixar claro às crianças e adolescentes que conhecem e sentem falta da antiga rotina escolar, que esse momento de transformações, irá passar. Só é uma fase. E para tal situação é necessário que todos cumpram a sua parte com intuito que esse contexto passe o mais rápido possível.

E por se falar em usar...termos como “Novo Normal”, “híbrido” “Síncronas e assíncronas”, serão termos que não causarão mais estranheza no nosso vocabulário. Assim sendo, é claro que as habilidades educativas que hoje estão sendo ensinadas, serão requeridas no futuro. Por isso o incentivo à participação nas aulas, realização das atividades e toda a rotina proposta para os alunos, são importantes. 

Em síntese, estamos em movimento, não podemos e nem vamos parar. Contudo a união de escola e família nesse momento é mais necessário que em todos os tempos. Motive o estudante da sua casa a estudar e se dedicar muito mais, respeite escola e professores, mantenha uma rotina de diálogo e busque ajuda sempre que precisar. A atual e futura gerações agradecem o seu empenho.